Com as contas do ano de 2012 já fechadas, o SBT pode perceber um
incremento de 7% em seu faturamento se comparado ao ano de 2011.
Levando em conta as cifras da matriz de São Paulo, a receita líquida,
que era de R$ 813,8 milhões no ano retrasado, saltou para R$ 870,3
milhões para o último ano em dados que já têm o desconto das comissões
das agências.
Embora o impulso não tenha sido considerado surpreendente, já que o
crescimento da emissora estava dentro da média das emissoras de TV
aberta na Grande São Paulo, o que chama atenção é a importância de
"Carrossel" neste panorama.
O folhetim de Íris Abravanel salvou o ano da emissora ao captar mais
de R$ 100 milhões em ações de merchandising. Sem a novela, o ano teria
sido considerado desastroso, já que nenhum outro produto teve a
capacidade ou o potencial de trazer dinheiro aos caixas do canal como
"Carrossel" fez.
Considerando o balanço do SBT de 2012, o lucro líquido foi de R$ 52
milhões, R$ 20 milhões a mais que o de 2011. Também é comemorado o baixo
aumento dos custos de produção, que só subiram 5%.
A partir destes dados, chega-se à conclusão de que a administração
atual, que visa em primeiro lugar a rentabilidade comercial do que leva
ao ar, segue em um caminho correto para uma boa saúde financeira.
Em paralelo a isso, a Globo, considerando todo o país, cresceu 10% em
publicidade e obteve receita de R$ 9 bilhões. Embora tenha uma grade
bem mais diversificada e com forte presença em todos os segmentos, como o
esportivo, jornalístico e de dramaturgia, a emissora global conseguiu
chegar a tal resultado também graças à "Avenida Brasil", grande sucesso
de João Emanuel Carneiro.
Fonte: RD1
0 comentários:
Postar um comentário