Pages

sábado, 9 de junho de 2012

Carrossel, do SBT, mostra como um bom produto não sai de linha


Deixe seu preconceito de lado. Você não precisa gostar de Carrossel, a novela que recolocou o SBT na briga pelo segundo lugar, ao lado da Record. Mas é inegável que a atração é um exemplo de um produto que encontrou um nicho óbvio – e está lucrando com ele.
A novela do SBT, aliás, atende a duas demandas: a do público infanto-juvenil, que não encontrava alternativas de diversão em canais abertos neste horário e se interessa menos por telejornais. E a do público trintão que encontrou no remake algo para matar saudades de tempos mais ingênuos.
Ao unir essas duas pontas, o SBT criou uma opção de programa para toda a família em um horário no qual os concorrentes apostam, cada vez mais, em novelas para o público adulto – aquelas que, vez por outra, levam os pais a não saber o que fazer com os filhos na sala.
Aos negócios
É claro que o SBT não faz novela apenas para agradar. Atrair audiência é uma condição para lucrar com Carrossel. E a resposta foi positiva. Entre as 18 horas e meia-noite, a audiência da rede subiu 9% no último mês, chegando a uma média de 6,2 pontos pela medição do Painel Nacional de Televisão. No mesmo período, a Record, segunda colocada no ranking, viu seu percentual cair 10%. Não é a primeira vez que a trama rende frutos ao SBT. Há 21 anos, a versão mexicana da novela caiu no gosto do público e chegou a roubar pontos da Globo e seu inconteste Jornal Nacional.
O sucesso de Carrossel pode ajudar o Grupo Silvio Santos (GSS) a se recuperar do tombo que levou com a crise do Banco PanAmericano – cujo rombo de 4,3 bilhões de reais acarretou a sua venda para o BTG Pactual. Embora a face mais glamorosa do grupo sempre tenha sido o SBT, era o PanAmericano que mais contribuía com faturamento e lucros.
Com a saída do banco, o GSS ficou com um prejuízo de 400 milhões de reais no balanço. Procurando dar foco aos negócios, o grupo acabou desfazendo-se do endividado Baú da Felicidade. As lojas da varejista foram vendidas ao Magazine Luiza em junho passado. A importância do SBT, eterna menina dos olhos de Silvio, tornou-se ainda maior para as contas da holding: estima-se que em 2011 o GSS tenha faturado 2,3 bilhões de reais, com o SBT responsável por 1 bilhão deste bolo.

Fonte: Exame

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...