Quase dois meses depois da estreia de Carrossel,
nem os mais otimistas poderiam imaginar que a novela alcançaria
índices de audiência tão altos. Logo no segundo capítulo, o folhetim
cravou 15 pontos de média, com 18 de pico. Falou-se muito que seria
devido à curiosidade do público, tamanha publicidade nos seus programas
e inserts na programação. A oscilação não tem sido flagrante –
na última segunda-feira (16/7), a novela marcou 14 pontos, um número
tão expressivo que muitos dentro da própria emissora se esquecem qual
último produto dramatúrgico deu tanto –, com produção própria e nesse
horário, contra o Jornal Nacional.
Mas, e depois? Um planejamento já tem que estar em andamento para que
não haja uma queda maior que a escalada. O SBT sempre teve seus
sucessos esporádicos que outrora assustaram a Globo, como o Show do Milhão (quando diário, a imprensa dizia que somente o Casseta & Planeta era capaz de batê-lo) e a Casa dos Artistas – na primeira edição, o reality foi líder durante os sete domingos em que concorreu com o até então imbatível Fantástico. Mais recentemente, a dobradinha de game-shows Family Feud, da produtora Fremantle (a mesma de Ídolos) e Roda a Roda
(2005) chegava a alcançar mais de 20 pontos no Ibope no horário de 20h
às 21h. Em todos os casos citados acima, o SBT se lambuzou com o mel
como o personagem Ursinho Pooh. O Show do Milhão, projetado para ter 22 edições diárias quatro vezes ao ano, ganhou espaço fixo na grade três vezes por semana. E o reality Casa dos Artistas se desgastou com edições coladas umas nas outras. A Globo, vendo esse sucesso e lançando seu Big Brother, também contribuiu para esse desgaste.
Fonte: Observatório de Imprensa
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