O novo "baú da felicidade" de Silvio Santos está na mira da Fundação de
Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O órgão quer o fim dos
merchandisings na novelinha "Carrossel", sucesso comercial e de
audiência do SBT.
Aliado ao Instituto Alana, ONG que atua nos direitos da criança e do
consumidor, o órgão pretende brecar os anúncios inseridos no folhetim
infantil. "Esse tipo de publicidade abusa da deficiência de julgamento
das crianças", fala Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP.
A informação é da coluna Outro Canal, assinada pela jornalista Keila Jimenez licada pela Folha desta segunda-feira (1).
Segundo levantamento do Alana, ficção e publicidade se misturam demais
na novela. Em uma das cenas de "Carrossel", a professora Helena (Rosane
Mulholland) surgiu ao lado de um médico (ficcional) falando da
importância do chocolate na vida das crianças. Tratava-se então de um
merchandising da Cacau Show.
Após dois encontros entre dirigentes do Procon e do SBT, a emissora não
aceitou retirar os merchandisings, que surgem em quase todos capítulos
do folhetim.
O SBT, via assessoria, diz que ofereceu em contraproposta retirar só as
ações protagonizadas por crianças, o que também não foi aceito.
O Procon pretende agora tomar medidas mais duras contra o SBT, que vão
de uma multa (de no máximo R$ 6 milhões) até uma ação judicial.
Fonte: F5
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